Gravidez e alimentação – por Camilla Faria

Oiii gente <3

Tudo bom?!!! Já tô aqui de novo com post da minha nutri linda feito especialmente pras gravidíssimas de plantão.

 

GRAVIDEZ

 

“Buscar orientação durante a gravidez é importantíssimo. Sua ingestão neste período pode ter consequências que seu filho leva para o resto da vida.

Não é porque você tem que nutrir um bebê que você tenha que comer o dobro e qualquer alimento e na quantidade que der vontade. O mais correto é o ganho de peso ser de 8 a 12kgs durante a gestação, cada uma tem uma necessidade e seu médico e nutricionista saberá te orientar. Um ganho insuficiente e até mesmo um excesso de peso podem prejudicar a sua saúde e do seu filho ( depois posso fazer uma outra postagem falando especificamente sobre isso).

A gravidez é um momento mágico e único e tem certos alimentos que devem ser evitados para garantir a integridade do bebê. São eles:

  • Adoçantes: nenhum tipo! Nenhum, nenhum! O ideal é não adoçar e utilizar o açúcar do próprio alimento como as frutas. Mesmo na diabetes gestacional é preferível utilizar o açúcar, mas sem ser o refinado!
  • Presunto, salsicha, peito de peru e todos derivados! Na verdade não só as gravidinhas da vez devem evitá-los, mas todos nós. Contém alta concentração de sódio e ainda na forma de glutamato monossódico, além de conservantes como nitratos e nitritos que são altamente cancerígenos.
  • Chás e canela: podem estimular as contrações, então é  melhor que seja evitado!
  • Álcool: esse acho que todos já sabem né? Mas não custa lembrar. O álcool pode atravessar a barreira placentária e causar a má formação do feto.
  •  Por último mas não menos importante, o AÇÚCAR: alimentos ricos em açúcar além de serem associados ao ganho de peso , podem aumentar o risco de desenvolver diabetes gestacional.

Procure uma alimentação mais saudável sempre, claro, com equilíbrio. Qualquer dúvida que tiverem, podem mandar pelos comentários, que estou aqui”!

Por Camilla Faria, formada em Nutrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora e pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional na VPonline, Belo Horizonte

 

Espero que tenha ajudado meninas, também aceitamos sugestão para os próximos posts da “sessão da nutri” aqui no blog.

Beijinhos <3

 

 

 

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